Home » Textos » Mulher

Categorias

Últimos Comentários

Arquivo do Site

Mulher

Acione o vídeo e leia o texto ouvindo o som. Se quiser ver os detalhes do vídeo, assista depois, com calma. 

Se elas se reinventam, me obrigo a fazê-lo para falar delas sem usar clichês. Para se deitarem ao nosso lado, se produzem, se perfumam e antes de dormir, exaustas, oferecem beijos de boa noite. Mas as vemos dormirem e acordarem sempre prontas para as mais acirradas batalhas, para os embates pela sobrevivência, traçando estratégias nas reflexões noturnas e se dispondo a recomeçar um dia árduo após o outro.

Não chegam a usar uniforme de guerra, nem armas pesadas, pelo menos visíveis. Bastam o charme, a beleza, a inteligência e tantos outros predicados convincentes. Já foram mais tensos os confrontos, os tempos não perdoaram a inexperiência diante do preconceito e da desigualdade. Os ambientes hostis à ascensão social e profissional martirizaram valores, pulverizaram sonhos, censuraram a liberdade.

Mas a persistência e o olhar curioso sobre um futuro nebuloso serão sempre combustíveis de alta octanagem para abastecer de muita esperança um suposto protótipo inacabado, um ser muito sensível e despreparado para os enfrentamentos perversos. E essa pseudo comprovação se repete até hoje, pouco importam a qualificação, o aprimoramento e os resultados apresentados.

Mesmo os 19% de formação superior contra os 13% do público masculino não foram suficientes para reduzir a diferença de 25% na remuneração entre um e outro. Muito menos para evitar as restrições às carreiras exclusivas dos homens. As piadas, as teses, as avaliações preconceituosas viram barreiras sólidas, sórdidas, embora não intransponíveis.

E ninguém nos seduz tão sabiamente, não há quem nos encante tão simplesmente, não existe quem nos complete tão perfeitamente.

Mesmo quando seja imperceptível, quando pareça impossível, quando se suponha resistível.

Afinal, a singularidade da mulher não está nos olhos tão verdes quanto o mar mais lindo; no sorriso mais cativante; nas feições refinadas qual obra de arte; no coração muito generoso; no caráter e na moral irretocáveis; na trajetória mais admirável, como filha, irmã, mãe ou companheira.

A inatingível perfeição da mulher se traduz na soma de suas virtudes, num conjunto íntegro e equilibrado, garantido somente a ela.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *